A questão energética já não é apenas quanto pagamos. É quanto conseguimos controlar.
Em maio de 2026, uma notícia publicada pelo ECO, assinada por Ana Batalha Oliveira, chamou a atenção para as previsões da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos: petróleo, gás natural, gás natural liquefeito e eletricidade grossista apresentavam sinais de agravamento dos preços.
A notícia tinha como base o Boletim de Commodities do 1.º trimestre de 2026 da ERSE, publicado a 22 de maio. Nesse documento, o regulador analisava a evolução recente dos mercados energéticos e os preços implícitos nos contratos futuros.
Mais do que os números isolados, existe uma conclusão importante para famílias e empresas:
a energia continua sujeita a fatores que nenhum consumidor consegue controlar.
Geopolítica, preço do gás, disponibilidade de combustíveis, condições meteorológicas, procura, produção renovável e expectativas dos mercados continuam a influenciar aquilo que acontece no sistema energético europeu.
A resposta não é tentar prever o próximo preço.
É reduzir progressivamente a exposição ao que não conseguimos prever.
Um primeiro trimestre de fortes movimentos nos mercados
Segundo os dados divulgados pela ERSE e reportados pelo ECO, no primeiro trimestre de 2026 petróleo, gás natural e gás natural liquefeito registaram aumentos próximos dos 30% quando comparados com o trimestre anterior.
O Brent, referência internacional importante para o mercado europeu, passou de uma média próxima de 63,7 dólares por barril no trimestre anterior para cerca de 81 dólares.
No gás natural europeu, o contrato TTF passou de aproximadamente 30 €/MWh para 40 €/MWh.
Também o gás natural liquefeito apresentou uma subida relevante.
A ERSE relacionava parte destes movimentos com o agravamento do contexto geopolítico no Médio Oriente.
A eletricidade portuguesa apresentava uma situação diferente.
No primeiro trimestre, o preço grossista tinha descido significativamente, atingindo uma média próxima de 40,8 €/MWh.
Mas essa descida não significava que o risco tivesse desaparecido.

Evolução dos mercados spot até ao 1.º trimestre de 2026. O período mostra comportamentos muito diferentes entre eletricidade, petróleo e gás, evidenciando a volatilidade dos mercados energéticos.
Fonte: ERSE — Boletim de Commodities, 1.º trimestre de 2026.
O ponto importante não é que todos os preços estejam sempre a subir. É precisamente o contrário: diferentes mercados podem mudar de direção e de intensidade num espaço de poucos meses.
A previsão que chamou a atenção: eletricidade 75,5% mais cara
Em maio, os contratos futuros analisados pela ERSE apontavam para uma subida de aproximadamente 6,3% no preço grossista da eletricidade em Portugal entre abril e junho.
A previsão mais expressiva dizia respeito ao primeiro trimestre de 2027.
Na altura, os contratos futuros indicavam um preço próximo de 75 €/MWh, cerca de 75,5% acima da média registada no primeiro trimestre de 2026.
Importa perceber corretamente o significado destes números.
Um contrato futuro não é uma garantia de que esse será o preço efetivamente observado.
É uma expressão das expectativas que o mercado tem naquele momento.
E essas expectativas podem mudar rapidamente.
E mudaram
Desde a publicação daquela notícia, os mercados continuaram a evoluir.
No final de agosto de 2026, as referências disponibilizadas pelo OMIP — Operador do Mercado Ibérico de Energia colocavam o contrato português para o 1.º trimestre de 2027 próximo dos 100 €/MWh.
Isto não significa que a eletricidade venha necessariamente a custar esse valor durante o trimestre.
Significa que, em poucos meses, as expectativas do mercado se alteraram substancialmente — precisamente o tipo de volatilidade que torna difícil construir uma estratégia energética baseada na tentativa de adivinhar preços futuros.
Preço grossista não é o mesmo que a sua fatura
Há uma distinção importante.
O preço da eletricidade no mercado grossista não corresponde diretamente ao preço final pago por uma família ou empresa.
Uma fatura inclui outras componentes, entre elas:
- energia;
- acesso às redes;
- potência contratada;
- comercialização;
- impostos e taxas;
- condições específicas do contrato.
Além disso, os comercializadores podem comprar energia antecipadamente ou utilizar diferentes estratégias de cobertura.
Por isso, uma subida de 50% no mercado grossista não significa automaticamente uma subida de 50% na fatura no mês seguinte.
Mas existe uma relação.
Ao longo do tempo, alterações persistentes no custo da energia tendem a influenciar as condições oferecidas pelos comercializadores.
Porque continua o gás a importar para o preço da eletricidade?
Portugal produz uma parcela muito significativa da sua eletricidade através de fontes renováveis.
Ainda assim, está integrado no sistema elétrico ibérico e europeu.
Quando a produção renovável disponível não é suficiente para satisfazer a procura, entram em funcionamento outras tecnologias — incluindo centrais a gás.
O custo dessa produção pode influenciar o preço marginal da eletricidade.
É por isso que acontecimentos aparentemente relacionados apenas com petróleo ou gás podem acabar por ter consequências no mercado elétrico.
Energia não funciona através de mercados completamente isolados.
O erro seria tirar daqui uma conclusão alarmista
A conclusão não deve ser:
“A eletricidade vai subir 75,5%, por isso é preciso instalar painéis solares imediatamente.”
Isso seria transformar uma previsão de mercado numa promessa comercial.
Não é assim que a simples² entende uma decisão energética.
Os preços podem subir.
Também podem descer.
A produção renovável pode aumentar.
O consumo pode mudar.
As tarifas podem evoluir.
Novas interligações e capacidade de armazenamento podem alterar o funcionamento dos mercados.
Não existe uma previsão suficientemente segura para justificar um investimento de longo prazo apenas com base no preço esperado para um trimestre.
A pergunta relevante é outra: que parte do consumo pode deixar de estar exposta?
É aqui que o autoconsumo ganha outra dimensão.
Quando uma habitação ou empresa produz eletricidade no próprio local e a utiliza diretamente, essa parcela do consumo deixa de ser comprada ao comercializador.
Não elimina a rede.
Não elimina a fatura.
Não elimina a exposição ao mercado.
Mas reduz a quantidade de energia que precisa de ser adquirida externamente.
Exemplo simples:
Uma empresa consome 100 unidades de energia.
Se toda essa energia for comprada à rede, as 100 unidades estão expostas às condições futuras de fornecimento.
Se conseguir produzir e autoconsumir 35 unidades, continuará dependente da rede para 65.
Mas uma parte relevante do consumo passa a ter uma estrutura de custo muito mais previsível.
É uma mudança de risco.
Produzir mais não significa necessariamente controlar mais
Também aqui é necessário evitar simplificações.
Instalar o maior sistema fotovoltaico possível não é automaticamente a melhor estratégia.
Um sistema produz valor sobretudo quando a energia é aproveitada.
Se existir muita produção quando o consumo é reduzido, surgem excedentes que têm normalmente um valor económico inferior ao da energia utilizada diretamente.
Por isso, um projeto deve analisar:
- perfil horário de consumo;
- produção prevista;
- taxa de autoconsumo;
- excedentes;
- horários de funcionamento;
- sazonalidade;
- crescimento futuro;
- possibilidade de deslocar cargas.
O objetivo não é maximizar painéis.
É maximizar utilidade.
E onde entra o armazenamento?
Quando existe uma diferença relevante entre o momento da produção e o momento do consumo, uma bateria pode aumentar a capacidade de gestão.
Energia produzida durante o dia pode ser utilizada mais tarde.
Em determinadas instalações, o armazenamento também pode contribuir para:
- reduzir picos;
- gerir períodos tarifários;
- aumentar o autoconsumo;
- alimentar cargas selecionadas em backup, quando a arquitetura o permite;
- melhorar a flexibilidade energética.
Mas uma bateria também representa investimento adicional e perdas de conversão.
Por isso, não deve ser incluída automaticamente.
Tem de resolver um problema concreto.
Para as empresas, energia é cada vez mais gestão de risco
Quando a energia representa uma parcela significativa dos custos, a volatilidade afeta mais do que a fatura.
Pode afetar:
- margens;
- orçamentos;
- contratos;
- preços de venda;
- investimento;
- competitividade;
- expansão da atividade.
Neste contexto, produção própria, eficiência, monitorização e armazenamento deixam de ser apenas medidas ambientais.
Passam a fazer parte da estratégia operacional.
Uma organização não controla o petróleo.
Não controla o gás.
Não controla conflitos internacionais.
Não controla o mercado grossista europeu.
Mas pode controlar melhor:
- quanto consome;
- quando consome;
- quanto produz;
- quanto autoconsome;
- quais os equipamentos prioritários;
- quanto depende da rede.
O objetivo não é independência. É maior controlo.
A rede elétrica continua a ser uma infraestrutura essencial.
Para a grande maioria das famílias e empresas, desligar-se da rede não seria técnica ou economicamente racional.
A questão é diferente.
É passar de:
100% do consumo dependente das condições externas
para:
rede + produção própria + eficiência + gestão + armazenamento quando justificado.
Quanto maior for a parcela do consumo que consegue gerir, menor é a exposição passiva ao mercado.
Uma notícia sobre preços é, na realidade, uma notícia sobre previsibilidade
Os números divulgados pela ERSE em maio foram relevantes.
Mas a evolução posterior dos contratos futuros demonstra uma ideia ainda mais importante:
o mercado muda.
Tentar encontrar o momento perfeito para investir com base numa previsão de preços pode ser uma estratégia frágil.
Uma decisão sólida deve continuar a fazer sentido em diferentes cenários.
Com eletricidade mais barata.
Com eletricidade mais cara.
Com alterações no consumo.
Com ou sem apoio público.
É isso que distingue uma decisão energética de longo prazo de uma reação a uma manchete.
Na simples², começamos pelo consumo
Antes de definir painéis, inversores ou baterias, analisamos a forma como a energia é utilizada.
Porque um sistema energético não deve ser construído para responder à notícia desta semana.
Deve ser pensado para continuar a fazer sentido durante muitos anos.
Menos exposição. Mais previsibilidade. Mais controlo sobre a energia.
Peça uma análise energética à simples².

