Abre num novo separador
Ninguém controla o mercado.
Mas pode controlar melhor a sua energia.
Menos exposição.
Mais previsibilidade.

ERSE alerta para subida da energia: como reduzir a exposição

Ler artigo

Os mercados de petróleo, gás e eletricidade voltaram a mostrar forte volatilidade. Para famílias e…

A questão energética já não é apenas quanto pagamos. É quanto conseguimos controlar.

Em maio de 2026, uma notícia publicada pelo ECO, assinada por Ana Batalha Oliveira, chamou a atenção para as previsões da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos: petróleo, gás natural, gás natural liquefeito e eletricidade grossista apresentavam sinais de agravamento dos preços.

A notícia tinha como base o Boletim de Commodities do 1.º trimestre de 2026 da ERSE, publicado a 22 de maio. Nesse documento, o regulador analisava a evolução recente dos mercados energéticos e os preços implícitos nos contratos futuros.

Mais do que os números isolados, existe uma conclusão importante para famílias e empresas:

a energia continua sujeita a fatores que nenhum consumidor consegue controlar.

Geopolítica, preço do gás, disponibilidade de combustíveis, condições meteorológicas, procura, produção renovável e expectativas dos mercados continuam a influenciar aquilo que acontece no sistema energético europeu.

A resposta não é tentar prever o próximo preço.

É reduzir progressivamente a exposição ao que não conseguimos prever.

Um primeiro trimestre de fortes movimentos nos mercados

Segundo os dados divulgados pela ERSE e reportados pelo ECO, no primeiro trimestre de 2026 petróleo, gás natural e gás natural liquefeito registaram aumentos próximos dos 30% quando comparados com o trimestre anterior.

O Brent, referência internacional importante para o mercado europeu, passou de uma média próxima de 63,7 dólares por barril no trimestre anterior para cerca de 81 dólares.

No gás natural europeu, o contrato TTF passou de aproximadamente 30 €/MWh para 40 €/MWh.

Também o gás natural liquefeito apresentou uma subida relevante.

A ERSE relacionava parte destes movimentos com o agravamento do contexto geopolítico no Médio Oriente.

A eletricidade portuguesa apresentava uma situação diferente.

No primeiro trimestre, o preço grossista tinha descido significativamente, atingindo uma média próxima de 40,8 €/MWh.

Mas essa descida não significava que o risco tivesse desaparecido.

Evolução diária dos preços mínimo, médio e máximo da eletricidade no mercado ibérico em agosto de 2026

Evolução dos mercados spot até ao 1.º trimestre de 2026. O período mostra comportamentos muito diferentes entre eletricidade, petróleo e gás, evidenciando a volatilidade dos mercados energéticos.
Fonte: ERSE — Boletim de Commodities, 1.º trimestre de 2026.

O ponto importante não é que todos os preços estejam sempre a subir. É precisamente o contrário: diferentes mercados podem mudar de direção e de intensidade num espaço de poucos meses.

A previsão que chamou a atenção: eletricidade 75,5% mais cara

Em maio, os contratos futuros analisados pela ERSE apontavam para uma subida de aproximadamente 6,3% no preço grossista da eletricidade em Portugal entre abril e junho.

A previsão mais expressiva dizia respeito ao primeiro trimestre de 2027.

Na altura, os contratos futuros indicavam um preço próximo de 75 €/MWh, cerca de 75,5% acima da média registada no primeiro trimestre de 2026.

Importa perceber corretamente o significado destes números.

Um contrato futuro não é uma garantia de que esse será o preço efetivamente observado.

É uma expressão das expectativas que o mercado tem naquele momento.

E essas expectativas podem mudar rapidamente.

E mudaram

Desde a publicação daquela notícia, os mercados continuaram a evoluir.

No final de agosto de 2026, as referências disponibilizadas pelo OMIP — Operador do Mercado Ibérico de Energia colocavam o contrato português para o 1.º trimestre de 2027 próximo dos 100 €/MWh.

Isto não significa que a eletricidade venha necessariamente a custar esse valor durante o trimestre.

Significa que, em poucos meses, as expectativas do mercado se alteraram substancialmente — precisamente o tipo de volatilidade que torna difícil construir uma estratégia energética baseada na tentativa de adivinhar preços futuros.

Preço grossista não é o mesmo que a sua fatura

Há uma distinção importante.

O preço da eletricidade no mercado grossista não corresponde diretamente ao preço final pago por uma família ou empresa.

Uma fatura inclui outras componentes, entre elas:

  • energia;
  • acesso às redes;
  • potência contratada;
  • comercialização;
  • impostos e taxas;
  • condições específicas do contrato.

Além disso, os comercializadores podem comprar energia antecipadamente ou utilizar diferentes estratégias de cobertura.

Por isso, uma subida de 50% no mercado grossista não significa automaticamente uma subida de 50% na fatura no mês seguinte.

Mas existe uma relação.

Ao longo do tempo, alterações persistentes no custo da energia tendem a influenciar as condições oferecidas pelos comercializadores.

Porque continua o gás a importar para o preço da eletricidade?

Portugal produz uma parcela muito significativa da sua eletricidade através de fontes renováveis.

Ainda assim, está integrado no sistema elétrico ibérico e europeu.

Quando a produção renovável disponível não é suficiente para satisfazer a procura, entram em funcionamento outras tecnologias — incluindo centrais a gás.

O custo dessa produção pode influenciar o preço marginal da eletricidade.

É por isso que acontecimentos aparentemente relacionados apenas com petróleo ou gás podem acabar por ter consequências no mercado elétrico.

Energia não funciona através de mercados completamente isolados.

O erro seria tirar daqui uma conclusão alarmista

A conclusão não deve ser:

“A eletricidade vai subir 75,5%, por isso é preciso instalar painéis solares imediatamente.”

Isso seria transformar uma previsão de mercado numa promessa comercial.

Não é assim que a simples² entende uma decisão energética.

Os preços podem subir.

Também podem descer.

A produção renovável pode aumentar.

O consumo pode mudar.

As tarifas podem evoluir.

Novas interligações e capacidade de armazenamento podem alterar o funcionamento dos mercados.

Não existe uma previsão suficientemente segura para justificar um investimento de longo prazo apenas com base no preço esperado para um trimestre.

A pergunta relevante é outra: que parte do consumo pode deixar de estar exposta?

É aqui que o autoconsumo ganha outra dimensão.

Quando uma habitação ou empresa produz eletricidade no próprio local e a utiliza diretamente, essa parcela do consumo deixa de ser comprada ao comercializador.

Não elimina a rede.

Não elimina a fatura.

Não elimina a exposição ao mercado.

Mas reduz a quantidade de energia que precisa de ser adquirida externamente.

Exemplo simples:

Uma empresa consome 100 unidades de energia.

Se toda essa energia for comprada à rede, as 100 unidades estão expostas às condições futuras de fornecimento.

Se conseguir produzir e autoconsumir 35 unidades, continuará dependente da rede para 65.

Mas uma parte relevante do consumo passa a ter uma estrutura de custo muito mais previsível.

É uma mudança de risco.

Produzir mais não significa necessariamente controlar mais

Também aqui é necessário evitar simplificações.

Instalar o maior sistema fotovoltaico possível não é automaticamente a melhor estratégia.

Um sistema produz valor sobretudo quando a energia é aproveitada.

Se existir muita produção quando o consumo é reduzido, surgem excedentes que têm normalmente um valor económico inferior ao da energia utilizada diretamente.

Por isso, um projeto deve analisar:

  • perfil horário de consumo;
  • produção prevista;
  • taxa de autoconsumo;
  • excedentes;
  • horários de funcionamento;
  • sazonalidade;
  • crescimento futuro;
  • possibilidade de deslocar cargas.

O objetivo não é maximizar painéis.

É maximizar utilidade.

E onde entra o armazenamento?

Quando existe uma diferença relevante entre o momento da produção e o momento do consumo, uma bateria pode aumentar a capacidade de gestão.

Energia produzida durante o dia pode ser utilizada mais tarde.

Em determinadas instalações, o armazenamento também pode contribuir para:

  • reduzir picos;
  • gerir períodos tarifários;
  • aumentar o autoconsumo;
  • alimentar cargas selecionadas em backup, quando a arquitetura o permite;
  • melhorar a flexibilidade energética.

Mas uma bateria também representa investimento adicional e perdas de conversão.

Por isso, não deve ser incluída automaticamente.

Tem de resolver um problema concreto.

Para as empresas, energia é cada vez mais gestão de risco

Quando a energia representa uma parcela significativa dos custos, a volatilidade afeta mais do que a fatura.

Pode afetar:

  • margens;
  • orçamentos;
  • contratos;
  • preços de venda;
  • investimento;
  • competitividade;
  • expansão da atividade.

Neste contexto, produção própria, eficiência, monitorização e armazenamento deixam de ser apenas medidas ambientais.

Passam a fazer parte da estratégia operacional.

Uma organização não controla o petróleo.

Não controla o gás.

Não controla conflitos internacionais.

Não controla o mercado grossista europeu.

Mas pode controlar melhor:

  • quanto consome;
  • quando consome;
  • quanto produz;
  • quanto autoconsome;
  • quais os equipamentos prioritários;
  • quanto depende da rede.

O objetivo não é independência. É maior controlo.

A rede elétrica continua a ser uma infraestrutura essencial.

Para a grande maioria das famílias e empresas, desligar-se da rede não seria técnica ou economicamente racional.

A questão é diferente.

É passar de:

100% do consumo dependente das condições externas

para:

rede + produção própria + eficiência + gestão + armazenamento quando justificado.

Quanto maior for a parcela do consumo que consegue gerir, menor é a exposição passiva ao mercado.

Uma notícia sobre preços é, na realidade, uma notícia sobre previsibilidade

Os números divulgados pela ERSE em maio foram relevantes.

Mas a evolução posterior dos contratos futuros demonstra uma ideia ainda mais importante:

o mercado muda.

Tentar encontrar o momento perfeito para investir com base numa previsão de preços pode ser uma estratégia frágil.

Uma decisão sólida deve continuar a fazer sentido em diferentes cenários.

Com eletricidade mais barata.

Com eletricidade mais cara.

Com alterações no consumo.

Com ou sem apoio público.

É isso que distingue uma decisão energética de longo prazo de uma reação a uma manchete.

Na simples², começamos pelo consumo

Antes de definir painéis, inversores ou baterias, analisamos a forma como a energia é utilizada.

Porque um sistema energético não deve ser construído para responder à notícia desta semana.

Deve ser pensado para continuar a fazer sentido durante muitos anos.

Menos exposição. Mais previsibilidade. Mais controlo sobre a energia.

Peça uma análise energética à simples².


Fonte e enquadramentoCom base no Boletim de Commodities — 1.º Trimestre 2026 da ERSE. A evolução posterior dos contratos futuros foi confrontada com informação do OMIP disponível no final de agosto de 2026.

Pedir Análise